quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VITÓRIA DOS CONSUMIDORES

Projeto de Lei garante conferência da conta em bares e restaurantes.

O prefeito de Rio Branco Marcos Alexandre vetou o projeto da vereadora Eliane Sinhasique que versa sobre uma questão muito comum que acontece em bares, restaurantes, lanchonetes e afins. O famoso "se colar, colou", que nada mais é do que a discrepância entre o que o garçon está lhe cobrando e o que você realmente consumiu.

Para evitar isso, o projeto da vereadora institui a dupla comanda ou controle do que foi consumido. Uma via ficará com o caixa e outra com o cliente que assim poderá confrontar na hora da apresentação da conta. 

Uma Lei simples e que poderá acabar não só com o "se colar, colou", mas, até com muitas discussões, e até brigas com vítima fatal, como aconteceu recentemente em São Paulo (veja), quando por causa de uma diferença entre o que o clinte achava que tinha consumido e a conta apresentada, originou-se uma discussão, consequentemente uma briga e uma morte. 

Em Rio Branco já há diversos locais onde o sistema é usado, restará agora ao comerciante definir que sistema quer usar, comanda impressa, comanda simples, comanda eletrônica ou simplesmente um pedaço de papel anotado o que o freguês consumiu. 

O Projeto de Lei foi aprovado por 8 votos à 7, que derrubaram o veto do prefeito, agora depois de promulgada a Lei, os estabelecimentos terão 90 dias para se adequarem às novas normas. 

Assessoria