terça-feira, 24 de setembro de 2013

VEREADORES SÃO AUTORIDADES E TEM QUE ASSUMIR ESSA CONDIÇÃO

"Os vereadores são autoridades e que devem ir, pessoalmente, ver a situação das ETAs (Estações de Tratamento de Água) e parar com essa história de acreditar em relatório e conversa de gestores que teimam em afirmar que está tudo bem mas não permitem nem a entrada da imprensa nos locais. Não está tudo bem! Fomos eleitos para defender e zelar pela população. Não fomos eleitos para defender grupos e projetos políticos"!
Disse a vereadora Eliane Sinhasique hoje em seu pronunciamento no Grande Expediente na Câmara Municipal de Rio Branco. 

A frase foi uma réplica ao que momentos antes havia dito o vereador Marcelo Macedo (PT), justamente sobre o assunto atualmente em pauta em todas as rodas pela cidade, que é a "qualidade da água" que é servida pelo DEPASA em nossas casas. 

O vereador petista quis diminuir a importância do assunto, que tem sido ventilado diáriamente pela vereadora Sinhasique e que foi alvo de denúncias no MPE e no Ministério da Saúde (em Brasília). A qualidade da água em nossa cidade é sim discutível e deve ser inclusive alvo de debates, investigações e análises por orgãos totalmente isentos, não ligados à partidos ou governo municipal ou estadual. 

Com saúde não se brinca! Se tivermos uma melhor qualidade da água (que muitas famílias consomem para beber), poderemos minimizar em muito os problemas com alergias, doenças gastrointestinais, virais e tantas outras. Está provado pela OMS(Organização Mundial de Saúde) que cada dólar aplicado em saneamento, economiza-se 3 dólares em saúde pública. 

Outros vereadores vem se abstendo de participar das discussões mas, é claro, que todos sabem que o problema existe, até os da base aliada do governo municipal. 

Não é apenas a violência urbana, os problemas com as multas de trânsito pelos radares, os buracos nas ruas da cidade, as obras faraônicas (caras e mal construídas) entre outros problemas que devam ser alvo de debates na Casa. 

Saúde pública é de fundamental importância. Políticas públicas de prevenção também. O vereador é uma autoridade. Tem autoridade e não deve ser cerceado em seus direitos de investigar os problemas da comunidade.