segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Milhões enterrados no meio do mato em Feijó

Em visita neste final de semana à cidade de Feijó, a vereadora de Rio Branco Eliane Sinhasique deparou-se com algo inusitado. Afastado do centro da cidade, no bairro Zenaide Paiva, uma construção vistosa, que deveria destinar-se ao Centro Socioeducativo de Feijó.

É "mais uma" das obras megalômanas do Governo do Acre, iniciada ainda no governo de Binho Marques, com um custo licitado em R$ 3.716.664,27, os fundos para a construção seriam provenientes do BNDES e do FAT.

O conjunto de prédios deveria se destinar a um centro para reeducação de jovens infratores, tem todas as comodidades que um centro desses poderia oferecer, dormitório, cozinha, escritórios, quadras de esporte, salas de aula, enfermaria e etc. Tudo está porém, abandonado já há mais de dois anos, com o mato tomando conta de tudo e os prédios se deteriorando ao relento. 

A vereadora encaminhou ao MPE ofício de nº 050/2013, solicitando que seja instaurado um procedimento investigativo para apurar a responsabilidade sobre esse montante de gastos públicos aplicados na obra, que até agora, não teve a destinação adequada.

Talvez a obra seja "maior" que as necessidades do município de Feijó na área da recuperação de jovens, poderia, porém, atender a outros municípios que não dispõe deste tipo de recurso, melhor ainda seria, se o montante tivesse sido dividido entre outras cidades, onde poderiam ter sido construído outros "Centros" para atender à essa demanda da sociedade.

Os 26 menores infratores que necessitam de recuperação na cidade de Feijó estão vivendo numa residência no centro da cidade, que não oferece nenhuma condição de segurança, enquanto aguardam a boa vontade do Poder Público em destinar-lhes um lugar melhor. 

Veja as fotos e tire suas próprias conclusões.