quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bons debates no primeiro dia do segundo semestre na Câmara

Hoje, 7 de agosto, primeiro dia do segundo semestre na atual legislatura na Câmara Municipal de Rio Branco, os vereadores presentes fizeram agradecimentos e procuraram fazer uma espécie de prestação de contas do recesso parlamentar.


Isso contudo, não tomou lugar dos debates. 

A vereadora Eliane Sinhasique mostrou sua preocupação, indignação e repúdio sobre o fato acontecido com a jornalista Gina Menezes que atendimento na UPA do Tucumã e foi praticamente agredida pela diretora de Humanização de Atendimento, por ter reclamado sobre a demora. De que maneira o governo pretende "humanizar o atendimento", agredindo mesmo que com palavras, as pessoas que precisam desse atendimento?

Outro assunto que preocupa a vereadora é a depauperação do Rio Acre, que a cada ano está mais seco (na estiagem) e mais sujo, sujeira essa que muito contribui para a cheia (na época das chuvas). A vereadora colocou no Facebook:
"Infelizmente o principal culpado pela morte do Rio Acre é o poder público que não trata os esgotos para depois despejar no rio... jogam esgoto "in natura" no Rio Acre e nos igarapés Batista, Judia, São Francisco... É precioso ter uma política forte de saneamento básico em toda a nossa cidade para que os esgotos sejam canalizados e tratados". A preocupação com o meio ambiente tem sido umas das "tônicas" do mandato da vereadora.

Ao se discutir o problema que tem causado aos condutores de veículos os "radares", instalados pelo Poder Público em nossa cidade, levantado pelo vereador Marcelo Jucá, a vereadora foi taxativa: "...os radares que multam condutores que não estão "em excesso de velocidade", mas ultrapassam apenas 2,5, ou 7km da velocidade programada no aparelho", Eliane salientou "...que os radares devem ser para "educar" os condutores e não "pra tirar o couro de ninguém".

Outro assunto que empolgou os os vereadores foi a discussão sobre a competência para fiscalizar as obras feitas pelo Governo do Estado dentro do perímetro de Rio Branco, alguns acham que uma parceria entre Assembléia e Câmara de Vereadores sereia o ideal, pois, as obras ainda que sejam do governo, estão dentro do município de Rio Branco. 

Aproveitando a ocasião, no pequeno expediente a vereadora apresentou 10 indicações, que se somarão às 160 já encaminhadas por ela no primeiro semestre.