sábado, 27 de abril de 2013

Depois de 25 anos, censura obriga Sinhasique a deixar rádio


Emocionada, radialista lê carta de despedida durante seu último programa na emissora, em 15 de abril, e diz que sua voz não será calada.

Em 15 de abril, Eliane Sinhasique se despediu dos ouvintes e da equipe da Gazeta FM
No dia 15 de abril, milhares de ouvintes foram pegos de surpresa quando a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) leu, em seu programa na rádio Gazeta FM 93.3, uma carta de despedida. Depois de 25 anos nos microfones da rádio, Sinhasique se sentiu obrigada a sair do ar para não prejudicar a empresa e seus funcionários. Ela garantiu, porém, que sua voz não será calada e que encontrará outros meios para se comunicar com a população através da sua rádioweb, na internet (www.alomeupovo.com), ou em outra emissora.
A saída de Sinhasique da rádio em que trabalhou por um quarto de século gerou grande polêmica em sites, blogs e nas redes sociais, além de discussões na sociedade. A maioria das manifestações foi de solidariedade e apoio. A vereadora explicou que devido ao seu posicionamento em defesa dos interesses da população, assim como a abertura dos microfones para os ouvintes, sem censura, a empresa estava sendo prejudicada. O governo estadual, que é o maior anunciante da rádio e da grande maioria das empresas de inicitiva privada, estava incomodado com seus posicionamentos.
De acordo a radialista, a partir de sua eleição como a vereadora mais votada de Rio Branco, todo o seu posicionamento na rádio, como sempre fez, passou a ser visto com conotação política. A situação chegou ao ponto de suspenderem a publicação de seus artigos, que acontecia às sextas-feiras, no jornal impresso da mesma empresa.
Para não prejudicar a rádio e seus funcionários e por não aceitar ter tolhidos os seus posicionamentos e postura em defesa do povo, Sinhasique decidiu sair do ar. “Como não posso informar a população sobre o que acontece de verdade, prefiro sair do ar do que fazer de conta que não sei de nada. Eu sei! E vou usar outros meios para informar a população, seja através do nosso informativo ‘Alô meu povo’, seja através do Facebook, seja através do nosso site alomeupovo.com ou em outra emissora”, declarou a vereadora.
Sinhasique afirmou, nas redes sociais, que “foi uma decisão dura, mas madura e necessária”. Ela disse ainda que “jamais haverá liberdade de expressão enquanto for assim” e que sabe que sua atuação como vereadora não terá a devida divulgação. Porém, garantiu que sua voz não será calada.
“Como representante do povo e convicta dos meus princípios, não deixarei de falar a verdade e de alertar a população para o que de fato acontece. Foram 25 anos com a boca no microfone na Gazeta FM. Saio com o coração partido, mas não digo tchau aos meus ouvintes, digo até breve porque a minha voz só quem pode silenciar é Deus!”.