terça-feira, 5 de março de 2013

Sinhasique denuncia monopólio e péssima qualidade no transporte coletivo e cobra redução de tarifa para estudantes


Durante a sessão da Câmara de Rio Branco, nesta terça-feira (5), a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) denunciou a existência de monopólio no sistema de transporte coletivo de Rio Branco. Ela expôs problemas no serviço prestado pelas empresas, afirmando que é de péssima qualidade. A vereadora cobrou, ainda, a redução da tarifa de ônibus para estudantes, como consta no plano de governo de campanha do prefeito Marcus Alexandre (PT).
Sinhasique apresentou fotos de um usuário atropelado na plataforma do terminal urbano, na noite de domingo (3), quando tentava embarcar em um coletivo. Ela disse que falta preparo aos trabalhadores para lidar com a profissão e com os usuários. A parlamentar indagou sobre o programa de formação de condutores de ônibus. 
A vereadora ainda denunciou a diminuição da frota. Ela disse que as empresas adquiriram novos ônibus, mas retiraram uma quantidade muito maior de circulação. “Eles tiraram quinze 15 ônibus velhos das ruas e colocaram seis ônibus novos. Isso diminuiu a frota e os passageiros ficam mais tempo nas paradas, porque é grande a demanda e baixa a oferta”, disse Sinhasique.
De acordo com a parlamentar, as empresas que exploram o transporte coletivo formam hoje um monopólio, porque pertencem a uma mesma família. Ela lembrou que o monopólio é vetado pelo Código de Defesa do Consumidor.


Redução de Tarifa

Sinhasique cobrou, ainda, o cumprimento do plano de governo do prefeito Marcus Alexandre. Primeiro, no que se refere à redução do valor da tarifa para estudantes para R$ 1 (o passe estudantil hoje custa R$ 1,20). Também, a promessa de implantação do sistema executivo de vans, o conhecido transporte alternativo, já que existe um edital que possibilita a instalação do serviço, necessitando apenas que o prefeito autorize o início do processo de licitação.

Insegurança no Terminal

Além dos acidentes com os ônibus, Eliane Sinhasique citou a violência no Terminal Urbano como um grave problema de insegurança que atinge os usuários. Ela usou o exemplo ocorrido no sábado (2), quando cerca de 30 adolescentes, armados, invadiram o local para brigar com um grupo de estudantes que também estava armado com facas e punhais. Durante a briga, usuários foram vítimas da violência.
Para reduzir o índice de violência no Terminal Urbano, onde roubos, furtos, brigas e agressões são constantes, inclusive até com assassinatos, a vereadora peemedebista sugeriu o aumento do número de policiais militares no local. Também, a realização de revista, principalmente nos grupos de adolescentes estudantes, para evitar a entrada de armas no espaço.