quarta-feira, 20 de março de 2013

Com documentos, Sinhasique prova que ônibus circulam irregulares


Os diretores da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) não tiveram como negar a existência de irregularidades na frota das empresas que exploram o serviço de transporte coletivo em Rio Branco. A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou as provas durante a sessão da Câmara desta terça-feira (19). Ela foi contundente e mostrou, na tribuna, cópias de documentos de vários ônibus que circulam com licenciamento vencido.
Na segunda-feira (18), a vereadora andou nos ônibus de várias linhas e constatou a precariedade do serviço prestado. Também, várias irregularidades, dentre elas, ônibus com mais de 10 anos de fabricação ainda circulando, o que não é permitido às empresas. Ela afirma, porém, que o problema encontrado é muito mais grave.
A vereadora encontrou oito carros, que estavam nas linhas Tancredo Neves, Manoel Julião, Rui Lino e Distrito Industrial, circulando com documentação vencida. O último licenciamento desses ônibus foi em 2010, mesmo assim, a frota circula sem problemas, em total descumprimento ao artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Sinhasique encontrou, também, oito ônibus que estavam sem o documento obrigatório.
Durante a sessão de terça-feira, que contou com a presença de diretores da RBTrans, a vereadora questionou o serviço da autarquia. Ela perguntou se realmente existe fiscalização às empresas de ônibus. O superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, reconheceu as falhas existentes no sistema e disse que a autarquia realiza fiscalização diariamente o que, segundo ele, já culminou com a apreensão de seis ônibus.
Sinhasique disse que, segundo as informações que recebeu de funcionários das empresas, 80% da frota de ônibus estão irregulares. As empresas só mantem em dia os documentos dos veículos que passam por barreiras da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ricardo Torres garantiu que irá intensificar a fiscalização junto às empresas e se comprometeu em receber Sinhasique em seu gabinete para expor todos os dados e estatísticas do sistema de transporte público de Rio Branco. Ele pediu apoio para realização de um concurso público para a RBTrans ter mais pessoas na fiscalização.
"As infrações são graves. O Detran também precisa atuar. Essas empresas desrespeitam o contrato de prestação de serviços, desrespeitam as leis, desrespeitam o povo e a administração municipal e fica por isso mesmo. Isso é um absurdo!", desabafou a vereadora.
 Ônibus fabricado em 1999, há 14 anos, ainda está em circulação em Rio Branco

Ônibus circula com seu último licenciamento realizado em 2010