sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sinhasique garante “transparência e responsabilidade” durante seu mandato


Em seu primeiro discurso na Câmara, na manhã desta sexta-feira (1º), a vereadora mais votada de Rio Branco falou da vontade de integrar a CCJ e dos trabalhos que já realizou


“Transparência e responsabilidade” foram as principais garantias para seu mandato dadas pela vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) durante seu primeiro discurso na Câmara de Rio Branco, na manhã desta terça-feira (1º), na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2013. De acordo com a radialista eleita a vereadora mais votada de Rio Branco, “transparência e responsabilidade” levam ao desenvolvimento necessário para população viver com dignidade.

“Transparência. Transparência e responsabilidade são duas palavras que muito me apetecem, assim como desenvolvimento e humanidade. Se juntarmos a nossa responsabilidade para com a humanidade e a transparência com os gastos públicos, certamente teremos o desenvolvimento que tanto precisamos para nossa população viver com dignidade”, afirmou a vereadora durante seu discurso.

Sinhasique disse ainda de sua vontade em participar da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que, segundo ela, pode analisar detalhadamente os benefícios e malefícios para a população nos projetos apreciados na Casa. “Uma CCJ mista, com membros da situação e oposição, será uma comissão verdadeiramente democrática!”, frisou.

A parlamentar falou ainda das reivindicações populares e denúncias que encaminhou ao município e a órgãos como os ministérios públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) e dos encaminhamentos dados a estas ações. Desde as eleições de outubro, mesmo antes de assumir o mandato, Eliane iniciou seu trabalho como parlamentar defendendo as causas populares.

Leia abaixo, na íntegra, o primeiro discurso de Eliane Sinhasique na Câmara de Vereadores de Rio Branco:

Senhores e senhoras, autoridades...
Estava ansiosa para que os trabalhos nessa casa começassem.
Ansiosa pelo início dos debates e das discussões necessárias para que as matérias dos interesses da nossa população sejam votadas e aprovadas de acordo com a lei e de acordo com a nossa realidade.
Apesar de ser a única vereadora pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, não me sinto só! Apoiando as minhas decisões, nesta casa, eu tenho duas mil oitocentas e vinte e sete pessoas que acreditaram na minha capacidade, na minha idoneidade, no meu compromisso de servir ao povo da cidade de Rio Branco.
Quero aqui, desde já, dizer que faço questão de participar da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, por considerar essa comissão de vital importância para analisar item por item e verificar os benefícios ou os malefícios que projetos podem causar para a maioria da nossa população. Uma CCJ mista, com membros da situação e oposição, será uma comissão verdadeiramente democrática!
Estarei sempre alerta, como os escoteiros!
Quando coloquei meu nome à disposição da população para ocupar um cargo de representante do povo, nesta casa, sabia da importância e das responsabilidades de ser a porta voz da população.
Por isso, mesmo estando em recesso parlamentar, não parei de trabalhar. Durante todo o mês de janeiro, estive em diversos locais e fiz diversas indicações de melhorias para nossa comunidade. Indicações estas que foram atendidas pelo prefeito Marcus Alexandre, como a limpeza, manutenção e destinação de mais profissionais para atender a população na Unidade de Saúde do Benfica. Levei ao prefeito a reivindicação dos comerciantes do mercado Elias Mansour, que queriam a ampliação do horário de funcionamento do mercad. Também a reivindicação de melhoria da alimentação servida aos trabalhadores da Semsur. 
Solicitei ainda a limpeza de valas e bueiros da Rua 16 de outubro, aqui no bairro 15, e da Baixada da Habitasa... Na Baixada da Habitasa, o serviço foi encaminhado, mas ainda falta a desobstrução do bueiro da rua 16 de outubro. Solicitamos e fomos prontamente atendidos com a limpeza e a retirada de entulho no Cabreúva. Sugerimos a construção das rampas de acesso para os cadeirantes na avenida Antonio da Rocha Viana, o que está sendo construído, mas ainda está faltando a abertura de acesso no canteiro central para que os cadeirantes possam cruzar de um lado para o outro a referida avenida... 
Isto para citar apenas algumas das muitas reivindicações feitas ao chefe do poder executivo e aos seus secretários. Ainda estamos aguardando da RBtrans a resposta sobre o cancelamento das carteiras de Passe Livre para as pessoas com deficiência física.
Fora a isso, também atuamos junto ao Ministério Público Estadual, solicitando investigações sobre cobranças indevidas de contas de energia elétrica pela Eletrobras e apuração de responsabilidades nas obras do conjunto habitacional Cabreúva. No Ministério Público Federal, pedimos investigação e apuração de responsabilidades nas construções de conjuntos habitacionais como Juarez Távora, Rosa Linda, Eldorado, Macauã e Jarbas Passarinho.
É desse jeito que vamos trabalhar. Ouvindo o povo, constatando as necessidades e dando encaminhamento às reivindicações.
Ainda ontem, encaminhei solicitação de colocação de postes e iluminação pública no Ramal Castanheira, para a Eletrobras e ao Departamento de Iluminação Pública do município de Rio Branco.
Transparência. Transparência e responsabilidade são duas palavras que muito me apetecem, assim como desenvolvimento e humanidade. Se juntarmos a nossa responsabilidade para com a humanidade e a transparência com os gastos públicos, certamente teremos o desenvolvimento que tanto precisamos para nossa população viver com dignidade!
Algumas pessoas, acomodadas na sua inércia, conformadas e incapazes de se indignar com o que vemos de errado, vieram me dizer que eu sou apenas uma gota d’água no oceano, que seria uma voz quase inaudível nesta Casa, para estas pessoas que não têm atitude, eu cito Albert Einsten: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que apenas observam e deixam o mal acontecer.”
Obrigada!