sexta-feira, 22 de junho de 2012

Macaca elétrica!



Ontem fiquei com a "macaca" meu povo!
Como estou afastada da rádio Gazeta FM e não posso botar a "boca no microfone" vou desabafar neste espaço.
Começo dizendo que existem pessoas que pensam que somos como burros, com a "venta" furada de banda, onde se coloca uma argola e leva para onde quiser!
Não é bem assim!
Respeitem a minha inteligência!
Ontem o "Conselho de Consumidores da Eletrobras Acre" fez uma audiência pública que mais parecia um congresso da Eletrobras, onde os representantes da Eletrobras fizeram suas apresentações para mostrar a quantidade de investimentos que estão sendo feitos para melhorar o sistema elétrico no Acre, como a tarifa é composta, quanto a população deve de energia etc.
Questionei o senhor Almir Paiva, presidente do Conselho, sobre a metodologia da audiência e ele disse que estava tudo dentro de uma resolução que a Aneel passou.
Sai antes de terminar a tal da audiência e, para minha surpresa, me deparei com a informação de que o Conselho de Consumidores aprovou um "reajuste" nas contas de luz para poder se manter financeiramente aqui no Acre. A matéria saiu na edição de ontem desse matutino e não foi informado qual seria esse valor e nem por quanto tempo seria cobrado dos consumidores.
Pasmem meu povo!
Seu Almir Paiva trabalha na Prefeitura Municipal de Rio Branco, na divisão de Iluminação Pública, e está presidente desse Conselho de Consumidores há mais de 10 anos!
Eu nunca tinha visto esse cidadão em nenhuma outra ocasião, em nenhuma outra audiência pública, representando consumidor algum!
Como assim? Vão colocar só "uns centavinhos" nas contas dos consumidores???
Esse Conselho combinou com os consumidores que agora nós temos que pagar por sua atuação? Qual é lei que obriga os consumidores a pagar para a manutenção desse Conselho? Esse Conselho está aconselhando quem mesmo???
 Esse Conselho nunca veio à público pra nada! Nem pra dizer que existia! E Pasmem mais ainda! Esse "Conselho de Consumidores" existe desde 1994! Alguém sabia disso???
Pelo o que vi e ouvi ontem, esse conselho só existe para defender, referendar e ratificar o que a Eletrobras quiser! Quando algum consumidor questiona a primeira coisa que eles dizem é: Mas o Conselho de Consumidores aprovou isso! Me economize!
É ou não é pra se ficar com a "macaca"???


quinta-feira, 14 de junho de 2012

A luta é grande!

Bom dia meu povo! Alô, alô! Tô fora do ar na 93,3fm mas estou ligada nos acontecimentos...
Tô de olhos e ouvidos bem abertos!

Para quem não leu ainda, aqui vai, mais uma vez, o relato do meu encontro com o Governador Sebastião Viana. A Luta pela redução do ICMS nas contas de luz dos acreanos, continua!
No próximo dia 20/06 participarei (mesmo sem ser convidada) da Audiência Pública da Eletrobras com o Conselho dos Consumidores de Energia no Acre.


Moro no Acre. Não moro em Minas!


(o que eu gostaria de ter falado ao governador se ele estivesse disposto a ouvir)

         Encontrei, nesta semana, por acaso, num almoço, o governador do meu estado do Acre, Sebastião Viana. Fiquei feliz. Afinal, nunca mais falei com ele depois de eleito.
Vi, naquele momento, a oportunidade de falar, mesmo que de forma informal, e pedir que ele reduzisse o ICMS nas contas de luz dos acreanos. Fiquei triste. Acho que não foi uma boa hora. Para minha surpresa e para a surpresa de todos que estavam sentados à minha mesa, o governador me respondeu, já andando em retirada, exatamente assim: “Porque você não pede para o Aécio baixar o ICMS de Minas??? Lá é o mais alto do Brasil!”.
Não me contive e respondi: “Eu moro no Acre, não moro em Minas”.
De certa forma ele tem razão. Minas Gerais cobra o ICMS mais alto do Brasil. Lá são 30%. Aqui são 25% declarados mas, com o cálculo por dentro, passa para 33,33%. A conta não bate. O Acre acaba ficando com o mais alto mesmo. Nessa competição o Acre ganha.
Em outros pontos, nosso Acre precisa caminhar e muito!
Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do país, com quase 20 milhões de habitantes. É o estado que tem 853 municípios, o maior número de municípios do Brasil! O Acre tem apenas 707.125 habitantes distribuídos em 22 municípios.
Minas Gerais é um estado rico! Bem diferente do Acre!
Lá tem produção de cana-de-açúcar,café, soja, milho, abacaxi, cebola, feijão e banana. Na pecuária, tem os melhores desempenhos na bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura e produção de leite. E só o município de Mirabela, que tem apenas 13.043 habitantes, é o maior produtor de carne de sol.
Minas Gerais possui o segundo maior parque industrial do país, é o mais industrializado, atrás apenas de São Paulo. É o segundo estado do Brasil em exportações. Lá o povo trabalha com mineração, metalurgia, automobilismo, alimentação, indústria têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não metálicos, eletrônica e telecomunicações.
Não vou comparar Minas com o Acre com relação ao custo de vida, qualidade de vida ou renda per capitaporque seria covardia. Não vou falar da vida noturna, dos estádios, dos times de futebol, nem das artes, da cultura, do cinema, do artesanato, da música, das rodovias e ferrovias que cortam o estado de Minas.
Lá o valor do kwh, mesmo com ICMS de 30%, ainda é menor que no Acre. Lá custa 0.525499 e no Acre custa 0,574451. Eu moro no Acre e é por um Acre produtivo e desenvolvido que devemos lutar.
Vou parar por aqui e pedir desculpas públicas ao governador Sebastião Viana por tê-lo importunado com um assunto do qual ele não quer falar (e eu devo ser muita chata mesmo com esse assunto de energia!), mas o abordei até porque seu irmão, ex-governador e atual senador, Jorge Viana, falou sobre isso no senado, semana passada, demonstrando enorme preocupação com o custo da energia no nosso estado.
Só mais uma coisinha: O nome do atual governador de Minas Gerais não é Aécio, é Antônio Anastasia.

Eliane Sinhasique 

domingo, 10 de junho de 2012

Meu filho é gay. E daí?



Chega de tantos faniquitos, de tanta homofobia, de tanta discriminação, de tantos discursos moralistas!
            Desconheço uma família que não tenha pelo menos um integrante que não seja homossexual. Negar isso é negar o próprio sangue.
            Tratam a homossexualidade como se fosse uma doença contagiosa ou ainda como se fosse uma opção.
Não é!
Homossexualidade se “trata” com amor e compreensão. Se “trata” com diálogo e afeto. Se “trata” com naturalidade.
Ninguém opta por ser discriminado, por ser diferente, por sentir atração pelo mesmo sexo quando o “normal” (entre aspas) é sentir atração física, estética e emocional pelo sexo oposto. Ninguém opta por ter tantos conflitos internos, por não se aceitar como é. Ninguém opta por se sentir um pecador, uma “aberração” da natureza.
            Antes de uma pessoa se aceitar homossexual, ela vivencia tantos conflitos, tanta dor, que muitos preferiam nem ter nascido. Recomendo o filme “Rezando Por Bob”, baseado em fatos reais.
            Muita gente só vê o lado safado, promíscuo ou libertino da homossexualidade. É bem verdade que muitos, sem o apoio da família, caem nessa armadilha e até se envolvem com drogas para poder encarar a sua realidade de forma entorpecida. É o submundo, o lado gueto escatológico da homossexualidade.
            Mas a grande maioria não é assim. São pessoas inteligentes, que estudam, lêem, trabalham, são educadas, dedicadas, bons filhos, bons irmãos. Muitos até ficam no armário, uma vida inteira, sufocam sua própria natureza para não ofender a família. Conheço outros que se casam e até tem filhos para disfarçar a homossexualidade. Mas ela está ali, presente e atormentado esses seres que ficam tão amargurados, de mal com a vida, que é muito difícil a convivência.
Muitos que discriminam os homossexuais são os mesmos que abordam gays e prostitutas nas beiras das ruas para saciarem suas taras (a três, quatro ou mais pessoas) mas, como só fazem longe da esposa e entre quatro paredes (sem câmera fotográfica!), podem posar para a sociedade de homens (e héteros!) acima do bem e do mal.
A história está recheada de grandes líderes homossexuais e a  homossexualidade é bastante comum na natureza. Pesquisas descobriram que aproximadamente 450 tipos de mamíferos e aves têm hábitos homossexuais, em maior ou menor grau.
Portanto, ser ou não ser homossexual independe de escolha. É da natureza animal racional ou irracional.
Você deve estar se perguntando, caro leitor, e o filho dela? O do título do artigo? É gay ou não é gay? Vou matar sua curiosidade.
Sim. Meu filho é gay!
Toda mãe sabe. Nós sentimos. Muitas podem até não admitir, mas que sabem, sabem! No meu caso, isso é bem conversado e resolvido, sem frescuras ou dramas.
Eu não optei por ter um filho gay. Isso não se escolhe. Mas amo meu filho e tenho muito orgulho dele! Ele é um ser humano de ouro! Ai de você se olhar com a cara feia para a minha cria! Estarei ao lado dele orientando, apoiando e defendendo seus direitos até o último dia da minha vida!
 Você não tem noção do que uma Mãe (com M maiúsculo), democrática, amiga, parceira e cúmplice é capaz de fazer por um filho (gay ou não)!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Em briga de marido e mulher...



Não quero magoar, não quero machucar ninguém com minhas palavras e minhas ideias.
Penso que verbalizar críticas construtivas, dar sugestões, faz parte do nosso convício, do nosso cotidiano, faz parte da democracia.
Todos gostam de dar “pitaco” na vida alheia, nas histórias de novelas, no trabalho do outro, até porque, acreditamos que quem está de fora vê melhor o que está acontecendo e acreditamos, também, que é possível se fazer determinadas coisas, de formas diferentes, com melhores resultados.
Dizem que em briga de marido e mulher ninguém deve meter a colher.  Mesmo assim me meterei e direi que a violência doméstica, a violência contra a mulher, precisa e deve ser evitada.
Notem bem. Evitada! Combater a violência é uma coisa. Evitá-la é outra bem diferente.
Enquanto os organismos governamentais se ocuparem apenas em tratar e punir o companheiro/marido agressor, nós vamos continuar enxugando gelo. Enquanto a Lei Maria da Penha desagrega a família, com punições severas para os agressores, a Secretaria das Mulheres, dos Direitos Humanos, nada fazem na prevenção para que a violência não aconteça. É preciso punir e tratar o agressor mas, é preciso também evitar que essa agressão aconteça!
É preciso educação!
É preciso ensinar aos homens que as mulheres têm um corpo, uma cabeça, um funcionamento diferente do corpo e da cabeça dos homens.
Enquanto os homens não souberem o que é progesterona (o hormônio feminino) e como ele age, vai continuar sem “entender” as mulheres. Vão continuar achando que somos complicadas.
É preciso dizer para eles que o tesão, o sexo, é diferente para nós mulheres. É preciso ensinar o que é um climatério, o que é ovulação, o que é TPM, o que são cólicas, o que é menstruação, o que é menopausa e seus sintomas. É preciso ensinar quais são os ponto, no corpo feminino, que despertam o desejo sexual afinal, somos diferentes!
Observo que a violência contra a mulher é a última gota da ignorância que dura por anos numa relação entre homens e mulheres.
Quando o soco no rosto é desferido é porque a falta de compreensão, de conhecimento sobre a parceira chegou ao limite.
Acredito que as instituições precisam agir antes dessa última gota transbordar o copo da discórdia, da ignorância, da falta de conhecimento.
Colocar na cadeia um pai de família não irá resolver a violência contra a mulher. Muitas e muitas mulheres não querem ver o pai de seus filhos atrás das grades por isso.
Para os homens que já chegaram nesse estágio, o remédio e reeducação e terapia de casal.
Para que os outros homens não cometam esse tipo de crime é preciso ensiná-los a tratar e compreender suas mulheres na mesma proporção em que é preciso ensinar a mulher a trabalhar a sua alta estima e a difícil arte de conviver em harmonia com seu parceiro.
Não precisamos de leis que desagreguem as famílias. Precisamos de ações que possibilitem a convivência pacífica entre os casais.