segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cordão Umbilical

Enquanto meus filhos estavam no processo de formação, dentro de mim, eles dependiam totalmente do meu corpo para se desenvolverem. Suas necessidades eram supridas pelo meu corpo materno que os abrigava e nutria.
Quando eles nasceram pensei que tínhamos cortado o elo no exato momento do corte do cordão umbilical.
Que nada!
Esse elo existe, apesar de não ser palpável, e é forte como aço.
E como é difícil cortar “esse cordão umbilical” mesmo quando eles estão na parte externa do mundo!
Apesar de saber que toda mãe deve criar seus filhos para o mundo, quando chega a hora de dizer vá com Deus, uma dor enorme comprime meu peito.
Como deixar que meus amores saiam para o mundo para viver suas próprias vidas e experiências sem sentir que algo dentro de mim esteja sendo rasgado?
Apesar de ser moderninha, avançada, uma mulher de vanguarda cá está em prantos porque o filho irá ficar um mês longe, lá no hemisfério Norte.
Hoje eu não sei quem é mais dependente do outro. Mentira. Na realidade sei sim. Eu sou mais dependente deles, do que eles de mim.
Sou uma mãe que dependo de seus sorrisos, de suas gracinhas, de seus choros, de suas brincadeiras, de suas descobertas. Sou depende de suas presenças, dos seus braços e abraços e beijos e mimos.
Hoje vivo, sonho, trabalho, realizo, faço e aconteço, porque tenho dois belos motivos: meus filhos. Trabalhei e trabalho muito para dar à eles oportunidades que eu nunca tive.
Sabendo da paixão do meu filho João Romário pela língua inglesa, juntei dinheiro e pago em prestações um intercâmbio para que ele se aprimore e possa falar fluentemente outra língua e agora na véspera de sua viagem programada, planejada, organizada me bateu uma vontade enorme de dizer: fica.
Sei que jamais poderia dizer uma sandice dessas (engole o choro Eliane!).
Uma pessoa só pode ser considerada completa quando corta totalmente seu cordão umbilical. É preciso andar com as próprias pernas, sentir com o próprio coração, pensar com a própria cabeça e assumir as suas responsabilidades. É bom ter o acompanhamento dos pais, mas os erros e os resultados das decisões devem ser assumidos integralmente em condições cada vez maiores conforme se cresce e evoluí.
Quer saber?
Vá com Deus meu João! Que o Pai do Céu te guie e o proteja de todo o mal! Não se preocupe comigo, eu sobreviverei à sua ausência e estarei te esperando sempre de braços abertos e com o meu amor incondicional.

Eliane Sinhasique e jornalista, radialista e publicitária
esinhasique@gmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012. QUEM PODERÁ NOS SALVAR???

Começo perguntando quem, em 2012, irá nos salvar porque termino o ano de 2011 com a nítida sensação de que fomos abandonados numa floresta densa, amedrontadora, sem regras, sem lei, sem limites para o desrespeito com os consumidores de energia.
É como se não tivéssemos direitos garantidos na Constituição, no Código de Defesa do Consumidor. É como não ter instituições ou pessoas representativas que se preocupem e que tomem atitudes para resolver nossa situação e resguardem o pouco de direitos que ainda temos.
É como se a Casa da Mãe Joana fosse aqui no Acre. Sem limites para as bagunças e desrespeitos e tudo fica por isso mesmo, cada um com seu prejuízo, numa verdadeira zona. Quem poderia fazer alguma coisa, não faz nada e a gente segue sem pai, nem mãe, abandonados.
Se passou mais de um ano em que o Movimento Popular Menos Impostos, Mais Energia veio das ruas com mais de 28 mil assinaturas que representam a insatisfação do povo do Acre com as alíquotas de ICMS cobradas nas contas de luz.
O Poder Executivo não toca no assunto. Não fala nada. Não diz nem que sim e nem que não irá reduzir o ICMS das contas de energia. Diga-se: uma das energias mais caras do Brasil!
O anteprojeto sugerindo essa redução saiu da Assembléia Legislativa há mais de mês e até agora não se fala nada. É como se não tivessem dando a menor importância para essa reivindicação popular.
Em 2012, quem poderá nos salvar?
Para encerrar o ano de 2011, com chave de ouro, a Eletrobrás Acre, cometeu mais um grande desrespeito com os consumidores de energia. Não entregaram as contas em vários bairros da cidade, os consumidores não foram avisados de que precisariam entrar na internet para pegar a segunda via da conta, dentro do prazo de pagamento, e todo mundo pagou as contas em atraso e foram brindados com juros e multas na conta de dezembro por atraso no pagamento da conta de novembro.
Para retirar essas multas e esses juros, das contas, os consumidores se deparam com todo tipo de empecilho justamente para “deixar pra lá”, desistir de fazer valer seus direitos e acabam pagando por um erro que não é seu. Que país é esse? Que estado é esse?
Que em 2012 nossas autoridades sigam apenas um mandamento bíblico que está em Matheus 22:29: “Amarás teu próximo como a ti mesmo”. Todo ser humano é (e o Evangelho inteiro afirma isso claramente) nosso "próximo", homem ou mulher, amigo ou inimigo, a quem se deve respeito, consideração, apreço. O amor ao próximo é universal e pessoal ao mesmo tempo. Abraça toda a humanidade.
Que em 2012 possam nos ver, nos enxergar, sentir o que sentimos para se compadecerem do nosso abandono, até porque, quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
Em 2012 o mundo pode não acabar mas, se essa situação perdurar, será o fim da picada!!

PRODUTO PORCARIA!

Eu mesma gosto de limpar minha casa, nesse processo envolvo tb meus filhos e para nos ajudar comprei um produto especial para limpar os banheiros. Para minha frustração, o produto não faz o que o anúncio diz.

Este é o pior produto que eu já comprei na Polishop! NÃO RECOMENDO! O tempo máximo que ele solta vapor é 5 minutos, insuficientes para qualquer tipo de limpeza... Não existe a trava para vc deixar o vapor saindo sem cansar sua mão... se vc soltar o gatilho de vaporização a máquina não solta mais vapor... é preciso desligar e só no dia seguinte vc consegue novamente mais 5 minutos de vapor... Uma porcaria!
http://www.polishop.com.br/MAQUINA-DE-LIMPEZA-A-VAPOR-TURBO-ACTION---SWIVEL-SWEEPER-FLEX/p