quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

É a vez do governador!



            Com o aumento concedido pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, nas tarifas dos consumidores acreanos, válido desde 30de novembro de 2011, a luta não pode parar.
A indignação do povo com as quedas de luz e com os apagões constantes, só aumenta e nos últimos dias não se fala em outra coisa. A revolta é geral!
Mas esse último aumento da tarifa de luz serviu para uma coisa: agilizar o encaminhamento do anteprojeto de redução do ICMS nas contas de luz para o executivo.
Finalmente o anteprojeto saiu da Assembléia legislativa.
            O deputado Chagas Romão, do PMDB, conseguiu desenrolar a reivindicação que é de todos os acreanos que consomem energia.
            O Movimento Popular Menos Impostos, Mais Energia, foi até onde poderia ir. Colhemos as assinaturas, colocamos, pela primeira vez no Acre, a Comissão de Legislação Participativa para funcionar, cavamos a audiência pública e encontramos eco para a nossa reivindicação.
            Agora não tem mais volta.
            O documento foi para o governador e ele terá 30 dias para dar uma resposta para o povo acreano.
            Com mais esse aumento, de 14,72% nas contas de luz de baixa tensão e de 14,34% para as unidades consumidoras de alta tensão, é necessário encontrar uma saída para que os acreanos não sofram ainda mais com a conta de energia.
            Acredito que este é um bom momento para o governador rever as alíquotas de ICMS nas contas de luz. Acredito que é um bom momento para se repensar a forma de cálculo desse imposto nas nossas contas. Acredito que o próprio governador não esteja satisfeito com os serviços de distribuição de energia no nosso estado.
            Agora é a vez do governador analisar essa reivindicação e tomar a melhor decisão para o Acre e para os acreanos.
            A questão energética é um desgaste que pode ser evitado com uma decisão que contemple toda a população. Agora é com o senhor, governador!

Eliane Sinhasique é jornalista, radialista e publicitária
esinhasique@gmail.com